Burnout, causas e prenvenção.
- Tatiane Farias
- 22 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de mar. de 2023
Burnout é um estado de exaustão emocional, mental e física que resulta de estresse prolongado e sobrecarga. Muitas vezes, é experimentado por indivíduos que estiveram sob altos níveis de estresse por um longo período de tempo, como aqueles em empregos exigentes, cuidadores e indivíduos que lidam com doenças crônicas. O esgotamento pode levar a sentimentos de desesperança, distanciamento e cinismo, bem como sintomas físicos como dores de cabeça, dores de estômago e insônia.
As causas do esgotamento são variadas, mas geralmente decorrem do estresse prolongado e da falta de recursos para lidar com esse estresse. Alguns fatores comuns que contribuem para o esgotamento incluem carga de trabalho excessiva, falta de apoio de colegas ou superiores, sentir-se desvalorizado ou não reconhecido por seus esforços e sentir que não há um fim à vista para os estressores.
Para prevenir ou lidar com o esgotamento, é importante priorizar o autocuidado, estabelecer limites saudáveis e buscar o apoio de outras pessoas. Isso pode incluir fazer pausas ao longo do dia, estabelecer limites nas horas de trabalho ou responsabilidades, envolver-se em atividades para reduzir o estresse, como exercícios físicos ou meditação, e buscar aconselhamento ou outras formas de apoio profissional como a psicoterapia. Além disso, a psicoterapia pode ser útil em lhe ajudar a reavaliar as próprias prioridades e metas para garantir que estejam alinhadas com os seus valores e interesses.
Este post é meramente educativo e não substitui a avaliação e acompanhamento profissional.
Tatiane C. Farias | CRP: 06/157858
Psicóloga Clínica | Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
E-mail: psicologa.tatianefarias@gmail.com
Comments